noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Politica

Políticas públicas para crianças autistas e idosos são tratadas em Brasília

Vaguinho está na Capital Federal, onde além de participar da Marcha dos Prefeitos, aproveitou para cumprir agenda no Ministério da Saúde

Publicada em 19/05/26 às 16:42h - 6 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Políticas públicas para crianças autistas e idosos são tratadas em Brasília  Compartilhar a noticia Políticas públicas para crianças autistas e idosos são tratadas em Brasília  Compartilhar a noticia Políticas públicas para crianças autistas e idosos são tratadas em Brasília

Link da Notícia:

Políticas públicas para crianças autistas e idosos são tratadas em Brasília
 (Foto: FUMACA SUL)

Paulo Paixão

A semana começou movimentada em Brasília com a realização da XXVII Marcha em Defesa dos Municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios. Prefeitos de todo o país participam do encontro em busca de articulações políticas e novos investimentos. Entre eles está o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, que aproveitou a agenda na Capital Federal para cumprir reuniões em ministérios e órgãos do Governo Federal.

Um dos compromissos foi no Ministério da Saúde, onde o prefeito discutiu demandas consideradas prioritárias para o município. Entre os temas levados à pasta estiveram ações voltadas ao atendimento de crianças com autismo, políticas para a população idosa e a situação dos serviços de média e alta complexidade em Criciúma.

Segundo Vaguinho, uma das pautas avançadas envolve a Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AMA). A expectativa é de que o Governo Federal publique nos próximos dias uma portaria autorizando a entidade a captar recursos destinados a programas e atendimentos voltados às crianças autistas. “Foi dado parecer favorável à portaria que permitirá à AMA fazer a captação desses recursos”, afirmou o prefeito.

Idosos

Outra demanda tratada em Brasília diz respeito ao atendimento da população idosa. De acordo com o chefe do Executivo, o município garantiu um financiamento federal para implantação de um consultório no Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI), espaço que deverá ampliar os serviços oferecidos aos idosos da cidade.

Segundo o secretário de Saúde, Deivid Freitas, a proposta é oferecer consultas médicas, atendimento de enfermagem e acompanhamento multiprofissional no local onde um grande número de idosos já participa das atividades da Afasc semanalmente. De acordo com o secretário, o prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho, está em Brasília em busca de recursos para custear o serviço. “A ideia é melhorar o acesso dos idosos aos serviços de saúde e ampliar a assistência especializada, contribuindo também para melhores índices na saúde pública”, destacou Deivid Freitas

Além dessas pautas, o prefeito também discutiu com representantes do Ministério da Saúde questões relacionadas aos atendimentos de média e alta complexidade. Conforme Vaguinho, novas definições sobre o tema podem ser anunciadas ainda no fim deste mês.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 560458
Usuários Online: 33
Copyright (c) 2026 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!