noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Educação

Professores da Afasc aceitam proposta e encerram greve

Assembleia realizada na noite desta segunda-feira aprovou o reajuste de 6,36% e atividades nos CEIs retornam ao normal nesta terça-feira

Publicada em 19/05/26 às 17:10h - 20 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Professores da Afasc aceitam proposta e encerram greve  Compartilhar a noticia Professores da Afasc aceitam proposta e encerram greve  Compartilhar a noticia Professores da Afasc aceitam proposta e encerram greve

Link da Notícia:

Professores da Afasc aceitam proposta e encerram greve
 (Foto: FUMACA SUL)

Os professores da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc) decidiram, em assembleia realizada na noite desta segunda-feira, no Sindicato dos Ceramistas, aceitar a proposta de reajuste salarial apresentada pela entidade e encerrar a greve que durava desde a última terça-feira, dia 12. Com 406 professores presentes, a proposta foi aprovada por 355votos. As atividades nos Centros de Educação Infantil (CEIs) retornam ao normal nesta terça-feira, 19, encerrando uma paralisação que deixou 6 mil crianças sem atendimento e mobilizou a cidade por dias.

A greve teve início após o impasse em torno do piso nacional do magistério, fixado em R$ 5.130,64 para 40 horas semanais. Os professores, que recebiam R$ 3.133,62, reivindicavam um reajuste de 63% para alcançar o piso. As primeiras propostas da Afasc ficaram muito aquém da demanda: a entidade ofereceu inicialmente 5,36%, depois elevou para 6,36%, mas ambas foram rejeitadas pela categoria. O novo acordo estabelece salário de R$ 3.332,92, representando reajuste de 6,36%.


Negociação evoluiu ao longo da segunda-feira

A negociação foi conduzida ao longo do dia pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino da Região Sul de Santa Catarina (Steersesc) e pela direção da Afasc, que se reuniram durante a tarde para debater os termos antes de levar o tema à assembleia. O presidente do Steersesc, José Argente Filho, foi um dos que defendeu com mais veemência a busca por um acordo antes que a situação se agravasse ainda mais. “Alguém tem que ter juízo. Nós temos que sentar numa mesa e achar uma saída. Não é um querer matar o outro. São 6 mil crianças fora da sala de aula. São mil professoras fora da sala de aula”, disse.

Durante toda a paralisação, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) negou por duas vezes o pedido da Afasc para declarar a greve abusiva. O juiz Hélio Henrique Garcia Romero manteve, em ambas as ocasiões, o entendimento de que o magistério não é atividade essencial pela Lei de Greve e que o Steersesc havia cumprido todos os requisitos legais para a paralisação, como assembleia, tentativa de negociação e comunicação prévia superior a 48 horas. Mesmo assim, o número de CEIs em funcionamento parcial foi crescendo gradualmente ao longo da semana, à medida que professoras retornavam às unidades.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 560476
Usuários Online: 39
Copyright (c) 2026 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!