
A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) recebe no próximo dia 18 de maio, das 8h30 às 17h, o Seminário Regional Sul de apresentação do Relatório do Observatório de Enfrentamento ao Racismo de Santa Catarina.
Criado em 2024, o Observatório surgiu a partir do aumento de manifestações racistas no estado, registradas em diferentes meios e contextos. A iniciativa reúne entidades do Movimento Negro, além de instituições como o Ministério Público e a Defensoria Pública de Santa Catarina.
O objetivo do relatório é apresentar dados e análises sobre desigualdade racial, racismo estrutural e políticas públicas de promoção da igualdade racial em Santa Catarina. O levantamento foi elaborado com base em informações de órgãos estatais.
Segundo os organizadores, o seminário busca promover o debate entre universidades, movimentos sociais e instituições públicas para fortalecer ações de combate ao racismo e às desigualdades sociais no estado.