noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Economia

Energia mais cara: Bandeira vermelha 1 entra em vigor em outubro

Consumidor pagará adicional no mês

Publicada em 01/10/25 às 09:14h - 17 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Energia mais cara: Bandeira vermelha 1 entra em vigor em outubro  Compartilhar a noticia Energia mais cara: Bandeira vermelha 1 entra em vigor em outubro  Compartilhar a noticia Energia mais cara: Bandeira vermelha 1 entra em vigor em outubro

Link da Notícia:

Energia mais cara: Bandeira vermelha 1 entra em vigor em outubro
 (Foto: FUMACA SUL)

Foi anunciado na última sexta-feira (26) que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. A medida informada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.A ação representa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.

De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas. “Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, diz a agência.

A agência reguladora de energia elétrica informou ainda “que a fonte solar de geração é intermitente e não injeta energia para o sistema o dia inteiro”. “Por essa razão, é necessário o acionamento das termelétricas para garantir a geração de energia quando não há iluminação solar, inclusive no horário de ponta”, acrescentou.

Bandeira tarifária

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em cores, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas residências, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias. 

Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

Via Agência Brasil
Colaboração repórter Douglas Corrêa




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 511227
Usuários Online: 19
Copyright (c) 2025 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!