noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Morro da Fumaça

Dia da Imunização: baixa cobertura vacinal favorece o retorno de doenças, alertam profissionais de Saúde

Data reforça vacinação em dia como gesto de cuidado individual e responsabilidade coletiva

Publicada em 10/06/25 às 09:48h - 3 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Dia da Imunização: baixa cobertura vacinal favorece o retorno de doenças, alertam profissionais de Saúde  Compartilhar a noticia Dia da Imunização: baixa cobertura vacinal favorece o retorno de doenças, alertam profissionais de Saúde  Compartilhar a noticia Dia da Imunização: baixa cobertura vacinal favorece o retorno de doenças, alertam profissionais de Saúde

Link da Notícia:

Dia da Imunização: baixa cobertura vacinal favorece o retorno de doenças, alertam profissionais de Saúde
 (Foto: FUMACA SUL)

Nesta segunda-feira, 9 de junho, Dia da Imunização, a Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Epidemiológica, alerta à população sobre a importância de manter a vacinação em dia. Em tempos em que doenças como sarampo, poliomielite e coqueluche voltam a surgir, os profissionais de Saúde do município destacam a vacinação como um ato de proteção individual e, principalmente, coletiva.

“A imunização é uma das formas mais eficazes de prevenção, ajudando a evitar complicações, reduzir óbitos e aliviar a sobrecarga nos serviços de saúde, especialmente com a chegada das temperaturas mais baixas e a maior circulação de vírus respiratórios”, afirma a secretária municipal de Saúde, Lucelane de Souza Antunes. Segundo ela, vacinar-se é mais do que um cuidado pessoal, é um gesto de responsabilidade com todos ao redor.

O médico Lucas Zolinger Mendes reforça o papel social da vacina. “Quando você se vacina, está se protegendo e também protegendo os outros. É um ato de responsabilidade e cuidado com a comunidade. Quando deixamos de nos vacinar ou vacinar nossos filhos, estamos dando espaço para o retorno de doenças que já estavam aposentadas. Procure o posto de saúde mais próximo e proteja quem você ama. Porque a vacina atrasada não protege ninguém”.

Segundo nota técnica divulgada Ministério da Saúde, apesar de o Brasil ter conquistado a Certificação internacional de área Livre do Sarampo, o cenário global exerce pressão para reintrodução da doença no país e a ocorrência de casos isolados e importados passa a ser inevitável. Até a semana de 19 de abril, foram confirmados 2.325 casos de sarampo nas Américas, incluindo quatro óbitos. Os casos foram registrados no Brasil, Argentina, Belize, Bolívia, Canadá, México e Estados Unidos. 

A Secretaria de Saúde de Morro da Fumaça tem atuado para proporcionar o acesso da população às vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O município possui salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Central, Estação Cocal, Jussara, Graziela, Maccari, Naspolini e Mina Fluorita. A UBS Central conta ainda com horário de vacinação estendido às quartas-feiras, até as 20h, facilitando o acesso dos cidadãos fumacenses à imunização.


Texto: Fernanda de Maman
Foto: Divulgação




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 483581
Usuários Online: 21
Copyright (c) 2025 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!