noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Morro da Fumaça

Noi Coral e demais prefeitos da AMREC discutem o Censo 2022

Censo 2022 é pauta da reunião de prefeitos

Publicada em 11/01/23 às 08:09h - 17 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Noi Coral e demais prefeitos da AMREC discutem o Censo 2022  Compartilhar a noticia Noi Coral e demais prefeitos da AMREC discutem o Censo 2022  Compartilhar a noticia Noi Coral e demais prefeitos da AMREC discutem o Censo 2022

Link da Notícia:

Noi Coral e demais prefeitos da AMREC discutem o Censo 2022
 (Foto: FUMACA SUL)

Preocupados com os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sobre o Censo 2022, os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC) estiveram reunidos hoje pela manhã (09/01) no gabinete do prefeito, na prefeitura de Criciúma. Os prefeitos questionam os números baseados no cadastro da população atendida nos postos de saúde e a média do número de eleitores nos municípios, alegando que são maiores do que os divulgados.

Retificação dos números

Os servidores do IBGE participaram da reunião dando detalhes da metodologia e explicando que até o dia 31 de janeiro, recenseadores ainda trabalham nos municípios e a partir do próximo mês serão apenas funcionários do IBGE. “Estamos fazendo um apelo a população que colabore no atendimento aos recenseadores. Há uma dificuldade em encontrar as pessoas em casa. É isso é preocupante”, afirmou o presidente da AMREC e prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves.

O prefeito ainda pediu à população que caso não tenha sido visitada pelos recenseadores do Censo, que liguem no Disque Censo 137, disponível das 8h às 21h30, todos os dias. A coleta de dados para o Censo 2022 iniciou ainda em agosto, e a previsão de encerramento é para ao mês de fevereiro de 2023.

Preocupação

Uma das preocupações dos prefeitos é com a receita do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que é calculado com base nos dados populacionais. No dia 28 de dezembro de 2022, o Tribunal de Contas da União (TCU) publicou a Decisão Normativa 201/2022 (Exerc. 2023) que estipula os coeficientes do FPM para o exercício 2023.

FECAM

A Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) também demonstrou preocupação, principalmente com os 13 municípios que devem ser afetados com as perdas. Caso de Nova Veneza, da região da AMREC, que tinha uma população estimada de 15.515, e pelos números do Censo divulgados no fim do ano passado teria encolhido para 13.309.

A lista ainda tem outros quatro municípios da região sul, caso de Capivari de Baixo, Laguna, São Ludgero e Sombrio.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 437597
Usuários Online: 2
Copyright (c) 2024 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!