noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Geral

Futuro do Morro dos Cavalos em debate na Câmara Federal

Audiência Pública foi aprovada nesta semana pela Comissão de Indústria, Comércio e Serviços, a pedido do deputado Luiz Fernando Vampiro

Publicada em 03/10/25 às 09:34h - 32 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Futuro do Morro dos Cavalos em debate na Câmara Federal  Compartilhar a noticia Futuro do Morro dos Cavalos em debate na Câmara Federal  Compartilhar a noticia Futuro do Morro dos Cavalos em debate na Câmara Federal

Link da Notícia:

Futuro do Morro dos Cavalos em debate na Câmara Federal
 (Foto: FUMACA SUL)

A situação atual e o futuro de um dos principais gargalos logísticos de Santa Catarina, o Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, será debatido em uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados.

A informação foi confirmada pelo autor do requerimento, o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), de Criciúma, que solicitou a realização do encontro na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Casa. O objetivo é buscar soluções para o tráfego no trecho e discutir os impactos econômicos que os problemas geram para o Sul e para todo o estado.

“O trecho do Morro dos Cavalos representa um dos principais gargalos do Sul do Brasil, com reflexos diretos no escoamento da produção industrial, no setor de serviços, no turismo e na mobilidade regional. A solução definitiva para esse ponto crítico — seja por meio de um contorno rodoviário ou pela construção de um túnel, já amplamente debatidos — exige diálogo com os órgãos públicos competentes, a concessionária responsável e a sociedade civil”, afirma o deputado.

Mobilização

O parlamentar também destacou a relevância do tema diante da mobilização de diferentes entidades catarinenses. “A importância da pauta é demonstrada pelo engajamento de entidades empresariais, do Governo do Estado, de representantes do Governo Federal e da própria concessionária; todos atores que precisam ser ouvidos em um debate técnico e transparente”, reforça.

Na audiência pública, os participantes deverão analisar o contrato de concessão da rodovia e os impactos econômicos para a região, conciliando desenvolvimento, eficiência logística, preservação ambiental e respeito às comunidades locais.

Foram convidados para o encontro representantes do Ministério dos Transportes; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio; o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; o diretor-presidente do Motiva (antigo Grupo CCR), Miguel Setas; e o diretor-presidente da Arteris S/A, Marti Carbonell Mascaró.

Por Paulo Paixão




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 511223
Usuários Online: 18
Copyright (c) 2025 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!