
A situação atual e o futuro de um dos principais gargalos logísticos de Santa Catarina, o Morro dos Cavalos, na BR-101, em Palhoça, será debatido em uma Audiência Pública na Câmara dos Deputados.
A informação foi confirmada pelo autor do requerimento, o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), de Criciúma, que solicitou a realização do encontro na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Casa. O objetivo é buscar soluções para o tráfego no trecho e discutir os impactos econômicos que os problemas geram para o Sul e para todo o estado.
“O trecho do Morro dos Cavalos representa um dos principais gargalos do Sul do Brasil, com reflexos diretos no escoamento da produção industrial, no setor de serviços, no turismo e na mobilidade regional. A solução definitiva para esse ponto crítico — seja por meio de um contorno rodoviário ou pela construção de um túnel, já amplamente debatidos — exige diálogo com os órgãos públicos competentes, a concessionária responsável e a sociedade civil”, afirma o deputado.
O parlamentar também destacou a relevância do tema diante da mobilização de diferentes entidades catarinenses. “A importância da pauta é demonstrada pelo engajamento de entidades empresariais, do Governo do Estado, de representantes do Governo Federal e da própria concessionária; todos atores que precisam ser ouvidos em um debate técnico e transparente”, reforça.
Na audiência pública, os participantes deverão analisar o contrato de concessão da rodovia e os impactos econômicos para a região, conciliando desenvolvimento, eficiência logística, preservação ambiental e respeito às comunidades locais.
Foram convidados para o encontro representantes do Ministério dos Transportes; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio; o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; o diretor-presidente do Motiva (antigo Grupo CCR), Miguel Setas; e o diretor-presidente da Arteris S/A, Marti Carbonell Mascaró.
Por Paulo Paixão