
Em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Associação dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos de Criciúma (Ataprevcri) promove, nesta quarta-feira (1º), um evento que contará com serviços de saúde, orientações jurídicas e apresentações culturais para a comunidade. A programação é gratuita e acontece das 9h às 12h, na Praça Nereu Ramos.
Segundo o secretário da entidade, Antônio Alfeu Siqueira, a data já é tradição para a associação. “Nós vamos comemorar no dia 1º de outubro, o Dia Internacional do Idoso. Uma data que nós já estamos celebrando desde que assumimos a diretoria há 4 anos. Então, é um trabalho que a gente está desenvolvendo a longo prazo”, afirmou.
Além da parte comemorativa, o evento terá ações de saúde e orientação. “No dia, nós vamos ter a presença de uma equipe de enfermagem do Hospital São José. Eles vão estar dando um suporte para a gente com a medição de pressão e glicemia. Também haverá apoio de óticas, assistência social, serviços jurídicos e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). Todos esses marcarão presença e estarão lá para tirar as dúvidas e dar suporte”, explicou a assistente social Ecilene Moreira Farias Andrade.
Para a programação cultural, haverá apresentações da terceira idade da Assembleia de Deus Criciúma (ADC), além de música ao vivo com voz e violão. O evento ainda vai contar com palestras sobre temas pertinentes aos idosos. “Nós vamos falar sobre a terceira idade, que é muito importante na sociedade. Muitas pessoas esquecem do idoso”, ressaltou Ecilene.
A presidente da associação, Maria do Carmo Ricardo Martins, reforçou o papel da entidade no atendimento à população idosa. “A missão da Ataprevcri é garantir a integridade e a dignidade da pessoa idosa. Em um contexto de aumento de longevidade, a associação busca assegurar que as pessoas idosas vivam com dignidade, reconhecendo e protegendo seus direitos em todas as esferas. A entidade trabalha há 46 anos em prol do bem-estar da pessoa idosa”, destacou.
De acordo com dados apresentados por Siqueira, hoje, 18% da população de Criciúma tem mais de 65 anos, o que corresponde a cerca de 23 a 25 mil pessoas. “Eles precisam de orientação, precisam de alguém que ampare também na parte legal. Porque muitas vezes não sabem os seus direitos. Então, a associação é para isso, para orientar esse público”, disse o secretário.
O evento chega em 2025 à sua quinta edição. Desde 2021, mais de duas mil pessoas já participaram das ações, segundo o conselheiro fiscal da Ataprevcri Osvaldo Nazário. “O importante é que os nossos profissionais, que atuam pela associação, consultam de forma gratuita. Quem é nosso usuário, nosso associado, não paga um centavo. Nem na parte jurídica, nada”, reforçou.