noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Geral

Novo programa do Estado servirá para pavimentar promessa antiga?

“Estrada Boa Rural” poderá destinar verbas para medidas compensatórias da Penitenciária Sul e do Case

Publicada em 10/03/25 às 07:48h - 32 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Novo programa do Estado servirá para pavimentar promessa antiga?  Compartilhar a noticia Novo programa do Estado servirá para pavimentar promessa antiga?  Compartilhar a noticia Novo programa do Estado servirá para pavimentar promessa antiga?

Link da Notícia:

Novo programa do Estado servirá para pavimentar promessa antiga?
 (Foto: FUMACA SUL)

Há tempos, os moradores dos bairros São Domingos, Morro Albino e Vila Maria, em Criciúma, enfrentam dificuldades devido à poeira nos dias de calor e ao barro em períodos chuvosos em algumas vias. A pavimentação das ruas chegou a ser considerada dentro das medidas compensatórias pela construção da Penitenciária Sul e do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case). No entanto, o que foi promessa de governos estaduais anteriores segue, até hoje, como uma reivindicação da comunidade. Esse cenário pode mudar com a criação do programa “Estrada Boa Rural”, lançado pelo governador Jorginho Mello.

É o que afirma o vereador de Criciúma e morador da Quarta Linha, Ademir Honorato (PL). Por já ter atuado na Coordenadoria Regional da Secretaria de Infraestrutura (SIE) e ser filiado ao partido do governador, Honorato já havia discutido o assunto anteriormente e, mais recentemente, voltou a tratá-lo em um encontro partidário.

“No início de 2023, quando eu estava na coordenação de Infraestrutura, conversei com Jorginho Mello de forma reservada e mencionei as promessas antigas de pavimentação no entorno do Case e da Penitenciária. Naquele momento, ele me disse que seria difícil concretizar a obra em 2023, mas que seria programada para 2024 e 2025. Depois disso, não voltamos a falar sobre o tema”, relatou o vereador.

Ele também comentou a conversa mais recente sobre o assunto. “Na semana passada, durante um encontro com o governador em Içara, ele anunciou o lançamento do programa ‘Estrada Boa Rural’. Esse projeto prevê o repasse de recursos para que os municípios realizem a pavimentação de estradas rurais. Como essa é uma estrada municipal rural, agora devem iniciar as tratativas entre o Estado e o Município”, explicou Honorato.

O vereador também demonstrou otimismo quanto à concretização das medidas compensatórias. “O governador garantiu que haverá uma ação para isso e que o programa ‘Estrada Boa Rural’ contará com verba destinada a essas estradas de chão. Então, em breve, essa demanda pode ser atendida”, afirmou.

Legislativo

O tema também foi abordado pelo vereador Valmir Dagostim, o Miri (Progressistas), durante a última sessão do Legislativo. Ele destacou a recente visita do governador Jorginho Mello à Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), onde a sinalização positiva para o cumprimento das medidas compensatórias foi discutida com o prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho. “No bairro São Domingos, essa medida compensatória começou com Raimundo Colombo, depois Eduardo Moreira deu um passo adiante, mas não concluiu, e o governador Moisés acabou nos enrolando. Agora, Jorginho afirmou que, se houver um projeto pronto, encaminhará os recursos necessários. Parece que, finalmente, essa questão será resolvida”, comentou Miri Dagostim.

Promessas que se arrastam há anos

As medidas compensatórias, que até agora não foram cumpridas pelos governos anteriores, envolvem a pavimentação das comunidades de São Domingos, Vila Maria e Espigão da Pedra, em Criciúma, como contrapartida pela construção da Penitenciária Sul e do Case.

Só promessa

Ao longo dos anos, diversas reuniões foram realizadas entre o ex-prefeito Clésio Salvaro e os governadores que passaram pelo Executivo estadual. Processos licitatórios chegaram a ser abertos, mas sem sucesso, e até o momento, as medidas permanecem apenas como promessas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 474272
Usuários Online: 18
Copyright (c) 2025 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!