noticias Seja bem vindo ao nosso site FUMACA SUL!

Notícias

Veja como descobrir a temperatura do mar em Santa Catarina

Praias com observações estão localizadas em Passo de Torres, Laguna, Imbituba, Balneário Camboriú, Itapoá e Caieira da Barra do Sul

Publicada em 19/01/23 às 09:37h - 20 visualizações

FUMACA SUL


Compartilhe
Compartilhar a noticia Veja como descobrir a temperatura do mar em Santa Catarina  Compartilhar a noticia Veja como descobrir a temperatura do mar em Santa Catarina  Compartilhar a noticia Veja como descobrir a temperatura do mar em Santa Catarina

Link da Notícia:

Veja como descobrir a temperatura do mar em Santa Catarina
 (Foto: FUMACA SUL)

Os frequentadores das praias de Santa Catarina agora podem saber qual será a temperatura da superfície do mar para o dia atual e nos próximos cinco dias.

Isso porque a Epagri/Ciram disponibilizou a previsão de TSM, sigla para Temperatura da Superfície do Mar, nos pontos onde faz o monitoramento de maré e da temperatura da água.

As praias com observações estão localizadas em Passo de Torres, Laguna, Imbituba, Balneário Camboriú, Itapoá e Caieira da Barra do Sul.

Argeu Vanz, oceanólogo e pesquisador da Epagri/Ciram, explica que as informações apoiam, por exemplo, pescadores e oceanógrafos na tomada de decisão sobre suas atividades.

Pescadores poderão usar a ferramenta para saber a temperatura do mar – Foto: Epagri/Divulgação/ND

“A TSM também pode ser usadas para a escolha da praia pelo veranista e da roupa adequada para a prática de esportes náuticos, uma vez que é fornecida a temperatura da água do dia e para os próximos”, esclarece Argeu.

“Através da ferramenta é possível conhecer um pouco mais sobre o comportamento das massas de água da nossa costa”, complementa Luis Hamilton Pospissil Garbossa, pesquisador da Epagri/Ciram.

Modelagem

Luis Hamilton ressalta que os dados também são usados como forçantes da fronteira aberta para a modelagem hidrodinâmica da Costa de Santa Catarina.

É possível comparar a temperatura prevista e a atual nas praias – Foto: Epagri/Divulgação/ND

“No caso dos gráficos de temperatura, é possível verificar a diferença entre os valores medidos in loco e os previstos pelos modelos”, relata.

Os dados para a previsão da TSM são obtidos do sistema operacional de previsão e análise global do oceano, fornecido pela União Europeia através do Copernicus.

A temperatura apresentada no gráfico se refere à camada superior de um modelo 3D, com resolução horizontal de 1/12 de grau, atualizado diariamente.

As informações da previsão e de medição da temperatura da água são encontradas no site, clicando sobre o ponto desejado da estação maregráfica. Estão disponíveis gráficos diários e para 5 dias.

*Via ND+




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (48) 99694 6499

Visitas: 437592
Usuários Online: 3
Copyright (c) 2024 - FUMACA SUL
Converse conosco pelo Whatsapp!